quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Biografia de László Moholy-Nagy - Por Cintia da Hora

Nasceu em 20 de Julho de 1895, em Bacsbarsod, Hungria. Moholy-Nagy László Weisz nasceu em uma família judaico-húngaro. Seu primo era o maestro Sir Georg Solti. Ele mudou seu sobrenome judeu alemão ao apelido Magyar do amigo de sua mãe, Nagy. Mais tarde, ele acrescentou: "Moholy" ao seu sobrenome, após o nome do Mohol cidade onde ele cresceu.

Estudou direito em Budapeste, aos 18 anos. Mas a I Grande Guerra interrompeu os seus estudos no ano seguinte. Foi mandado para a frente, onde seria gravemente ferido.

Em 1923, Moholy-Nagy passa Johannes Itten como o instrutor do curso preliminar, na Bauhaus. Isso efetivamente marcou o fim de tendências expressionistas da escola e mudou-se para mais perto dos seus objetivos iniciais como uma escola de design e integração industrial. A Bauhaus tornou-se conhecido pela versatilidade de seus artistas, e Moholy-Nagy não foi exceção.

Artista de muitos aspectos trabalhou como gráfico, cenógrafo, fotógrafo e desenhista cinematográfico, sempre tentando superar os limites tradicionais de cada uma dessas artes. Trabalhou também o espaço cênico com planos e cores. Defendia que cada criação deveria ser uma nova proposta, surpreendendo a audiência e estudando, além do ator-homem, outros meios de criação essenciais, particularmente os mecânicos. Ele sugeria também a possibilidade de projeções luminosas de ambientação.
Outra proposta de Moholy-Nagy era a utilização de diferentes níveis de planos articuláveis, permitindo o deslocamento de todos os elementos da cena.

Um de seus focos principais foi a fotografia. Ele cunhou o termo "nova visão" para a sua crença de que a fotografia poderia criar toda uma nova maneira de ver o mundo lá fora que o olho humano não conseguia. Sua teoria da arte e do ensino foi resumida no livro The New Vision. Ele experimentou com o processo fotográfico de expor papel sensível à luz com objetos sobrepostos em cima dele, chamado fotogramas ou Schadogram. Na Bauhaus, Moholy ensinou em diversas mídias - incluindo pintura, escultura, fotografia, fotomontagem e metal.

Para László Moholy-Nagy não existiam divisões entre a fotografia, a pintura, a fotografia, a escultura e a arquitetura. A sua visão eclética e global foi fundamental em duas das mais importantes escolas de artes visuais deste século, a Bauhaus e o Chicago Institute of Design. Nagy aplicava a técnica de colagem de negativos e uso de instrumentos que interferem artisticamente na impressão das fotos.
Fugindo do nazismo (1935), seguiu para Londres e depois para os Estados Unidos (1937), onde fundou, em Chicago, a Nova Bauhaus, que se tornaria a escola de desenho do Instituto de Tecnologia de Illinois e a primeira, nos Estados Unidos, a basear-se no programa da Bauhaus européia.

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